Eixos Temáticos

PET em Ação

O PET pedagogia desenvolve várias ações para formação acadêmica dxs bolsistas. Estas ações giram em torno de três eixos temáticos principais.

Aqui apresentaremos um pouco de cada um dos eixos. Além disso, temos ações de formação, grupos de pesquisas e o boletim informativo.

 

     Literatura Infantil e Juvenil

O núcleo Literatura e Infância, sob a coordenação da Professora Eliane Debus busca promover ações que dialogam com a literatura infantil e juvenil produzidas nacionalmente e regionalmente (SC), como também com a mediação literária por meio da contação de histórias. Além disso, as bolsistas desenvolvem atividades com Livros brincantes, exposição de livros artesanais em eventos científicos e em atividades com crianças promovendo a mediação literária com o objeto livro.

 

 

                                  

 

 

 

 

 

 

 

Núcleo de pesquisa da EJA – Práticas Educativas E Processos De Escolarização de Educação De Jovens E Adultos (EJA)

 

 O núcleo de EJA vêm realizando, sob a coordenação da Professora Maria Hermínia Lage Laffin, um trabalho relacionado a escolarização dos trabalhadores terceirizados da UFSC e outros estudos e pesquisas na área, a fim de identificar o estado do conhecimento das pesquisas no campo e conceitos dos principais autores da área e a relevância da EJA na formação inicial de professores, contribuindo com o curso de Pedagogia da UFSC.

 

 

 

Processos Educativos, sujeitos e Relações Raciais (ERER)

O grupo ERER é um dos eixos que o PET compõe desde sua concepção e fundamenta-se nas leis 10.639/03 e 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história Africana, cultura Afro-Brasileira e Indígena nos estabelecimentos de ensino públicos e privados. Este organiza suas atividades atreladas à literatura Afro-brasileira, Africana e Indígena com a pesquisa e extensão. O núcleo é responsável também pela organização de um boletim informativo relacionado a temática.

 

                           

 

 

 

 

 

 

 

Processos Educativos sobre Gênero e Sexualidade (PEGS)

O eixo de pesquisa, Processo Educativos sobre Gênero e Sexualidade (PEGS), compreende um dos eixos de pesquisa do Programa de Educação Tutorial (PET), do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem como objetivo desenvolver e proporcionar aos Bolsistas do grupo e demais estudantes do Curso de Pedagogia estudos referentes às temáticas Gênero, Sexualidade e suas intersecções com a Educação, fomentando assim práticas de igualdade em que pessoas com menos acesso possam ter os mesmos direitos.