Histórico do PET Pedagogia

O PET Pedagogia

 

A proposta de constituição do Programa de Educação Tutorial – PET/Pedagogia, em 2007, foi tomada por um grupo de professoras do próprio curso, em parceria com professoras do Colégio de Aplicação que trabalhavam juntas há vários anos. Compreendeu-se o PET como um espaço acadêmico muito oportuno para desenvolver um potencial que se evidenciava nas várias atividades de ensino, pesquisa e extensão que aproximavam estas docentes.

Entendemos que o PET/Pedagogia apresenta o diferencial de articular aspectos do desenvolvimento da educação brasileira, tão caros ao atual debate acadêmico e social e para a atual organização do curso de Pedagogia/UFSC. Tais aspectos estão articulados nos três eixos de foco das ações do grupo, a saber: os sujeitos da escolarização; as práticas e saberes pedagógicos produzidos nos espaços educativos e a dimensão das relações étnico-raciais na educação.

Acreditamos que estes aspectos permitem uma visão político-acadêmica mais refinada para dimensionar o desenho e as ações de formação nas áreas da escolarização inicial de crianças, na Educação de Jovens e Adultos e no suporte que estas demandam no que refere à formação continuada dos profissionais da educação.

Vemos, ainda, que tais aspectos respondem a expectativas de fóruns acadêmicos, não apenas de pesquisadores como também de gestores universitários, quanto à formulação, implementação e monitoramento de políticas educacionais com caráter social e afirmativo.
Além disso, destaca-se a potencialidade do PET/Pedagogia para a ampliação de conhecimentos acerca da docência na Educação Básica construída no conjunto das relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia.

O PET contribui para a articulação entre conhecimentos científicos e culturais e a construção de conhecimentos relativos à formação docente junto aos estudantes do curso de Pedagogia, à comunidade no entorno da UFSC e outros profissionais das redes de ensino. O Grupo PET/Pedagogia busca definir e articular suas ações conforme os objetivos a seguir, sempre tendo em vista as discussões e encaminhamentos do Curso de Pedagogia do Centro de Ciências da Educação da UFSC.