Pesquisas de bolsistas

PESQUISAS DE EGRESSOS E EGRESSAS DO PET PEDAGOGIA

      TCCs (vários contaram com horas  PET para a efetivação da investigação):

  1. Aline Effting. Avaliação em larga escala da Educação infantil: para que e para quem? Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação  em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª Drª Zenilde Durli.
  2. Andréa de Vargas Rodrigues. A experiência da formação – travessias e sentidos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Lúcia Schneider Hardt.
  3. Amily Dantas da Cruz. Balanço da produção acadêmica acerca do trabalho infantil no período de 2007 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Soraya Franzoni Conde.
  4. Ana Cristina Maria da Silva . Reflexões sobre a violência em registros escolares: formas, raízes, consequências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Prof. Dr. Alexandre Fernandez Vaz.
  5. Ana Flávia Alvez Garcia. Mulher trabalhadora e migrante na educação de jovens e adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Célia Regina Vendramini.
  6. Bárbara da Silva Farias Monteiro. Questões metodológicas do ensino na Educação de Jovens e Adultos: análise de trabalhos apresentados na ANPED/SUL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Maria Aparecida Lapa de Aguiar. Coorientadora: Profª. Drª Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin.
  7. Daniela Martins. Ouvir, ler, contar e contarolar: as tramas do grupo cênico-literário contarolando na arte de contar histórias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Eliane Debus.
  8. Daniely Borges. O papel do professor em diretrizes curriculares nacionais para formação docente (2002-2006-2015). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Jocemara Triches.
  9. Giselli de Oliveira da Silveira. O direito de participação das crianças e as práticas pedagógicas nas instituições de Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Kátia Adair Agostinho.
  10. Gislaine de Souza. Avaliação na Educação Infantil: análise da prática com bebês. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Zenilde Durli.
  11. Jéssica de Sousa Vieira. O papel da orientação educacional no processo de ensino e aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Me. Jocemara Triches.
  12. Juliana de Sousa Barbosa. As relações étnico-raciais na lei de diretrizes curriculares nacionais para educação infantil: implicações na formação de professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Simone Vieira de Souza. Coorientadora: Apoliana Regina Groff.
  13. Maria Aparecida Pereira. Docência na EJA: o acolhimento como princípio educativo nas aulas de alfabetização do núcleo de estudos da terceira idade – NETI/UFSC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin. Coorientador: Prof. Me. Anderson Carlos Santos de Abreu.
  14. Melany Rezende Paese. Contando, Cantando, Contarolando: uma reflexão sobre a interação com as crianças durante performances narrativas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Gilka Girardello.
  15. Morgana Welter. Indústria cultura: possibilidades de resistência na Educação Infantil.2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Franciele Bete Petry. Coorientadora: Profª. Drª. Caroline Machado Momm.
  16. Nina Bermal Balconi. Imaginação, narrativa e ensino na escola: contribuições de Rudolf Steiner e Kieran Egan. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Gilka Elvira Ponzi Girardello.
  17. Pamela Cristina dos Santos. Formação de Professores (as) e Serviço PAEFI: Identificando desafios a partir do estudo sobre as violências que acometem as crianças em Florianópolis.2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Patrícia de Moraes Lima. Coorientadora: Gisely Pereira Botega.
  18. Patrícia de Souza. Música e educação: caminhos sensíveis e possíveis nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Gilka Elvira Ponzi Girardello.
  19. Thaynara Theisges da Silva. “Sim pra tudo” – o que vídeos em canais infantis do Youtube podem ensinar às crianças? Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Profª. Drª. Angélica Silvana Pereira.
  20. Thayse Albino Magalhães. Boi de mamão: uma experiência de ensino e aprendizagem no núcleo de desenvolvimento infantil da Universidade Federal de Santa Catarina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Prof. Dr. Elison Antonio Paim.
  21. Virgínia Monteiro de Araújo. Ações da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: um relato de experiência.2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora: Maria Isabel Batista Serrão. Coorientadora: Juliana da Silva Euzébio.

PESQUISAS EGRESSOS PET PEDAGOGIA: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

  1. Ananda Maria Maciel. Da energia estético-formativa do canto e da poesia na Grécia Antiga. 2015. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientadora: Profª. Drª. Marlene de Souza Dozol.
  2. Fernanda Gonçalves. A educação de bebês e crianças pequenas no contexto da creche: uma análise da produção científica recente.2014. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação. Orientadora: Eloisa Acires Candal Rocha.
  3. Pamela Cristina dos Santos. Saravá as cartinhas: relações sócio-raciais entre crianças negras e brancas na escola e no terreiro. 2019. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientadora: Profª. Drª. Joana Célia dos Passos.